Como você se imaginava como mãe?

É engraçado como a gente até faz uma idéia de como seremos quando nos tornarmos mães, mas quando ocorre é bem diferente da realidade.

Eu sempre imaginei que seria muito carinhosa e amorosa com meus filhos, pois assim eu já era com as pessoas que queria bem. Mas o fato é que, daquele momento em que seu filho nasce em diante, tudo na sua vida muda. Toda a nossa personalidade muda. Não vou dizer que você aprende a amar naquele dia, porque afinal você já havia amado antes… mas não desta forma.

Como pode uma pessoinha tão pequena e indefesa provocar na gente sentimentos tão intensos? Até meu filho nascer, nunca me imaginei brigando com ninguém. Eu nunca fui de brigar, sempre fui da paz, sempre tentei ser meio que conciliadora. Mas quando ele nasceu, eu sabia que seria capaz de tudo por ele. De brigar, de gritar, de tudo mesmo, se for para defendê-lo.

DSC06512

Meu filho, eu não imaginava que essa coisa de “filhos são para o mundo”, “eles vão ter suas próprias decepções” ou simplesmente “Deixa ele cair para aprender” seria tão difícil de colocar em prática ou imaginar. Não, eu não queria (ainda bem) colocar você em uma bolha de plástico, jamais deixaria você preso em casa evitando que você tivesse as suas próprias vivências… mas daí para te ver dando cambalhota em cima do colchão e não sentir pelo menos um frio na espinha é outra coisa… rsrs.

Docontra1

Seu sorriso aos poucos foi se tornando mais importante e gratificante do que qualquer presente que eu pudesse imaginar ganhar. Seu abraço e seus carinhos são a melhor definição de felicidade. E seu “mamãe” me faz sentir a pessoa mais importante do mundo…

Mesmo com a minha filhota da barriga, mexendo a cada dia mais, e chegando cada vez mais próxima da sua horinha de vir ao mundo, sei que também já me sinto mãe dela, mas que aquele sentimento maluco (e incrível) vai acontecer de novo quando eu olhar para ela e pensar: “Vamos lá, você é minha princesinha. Eu vou fazer de tudo o que eu puder para que você tenha uma vida feliz”.

Alguém compartilha desse sentimento? :-)

Um abraço.

Cecíia.

 

 

Leia Mais
Os (meus) mitos sobre a gravidez…

Quando engravidei pela primeira vez, me lembro bem de algumas coisas que já tinha ouvido falar sobre a gravidez e que na minha cabeça, aconteciam com todo mundo. Acho que é bem comum para as mamães de primeira-viagem também pensarem sobre isso, e acabarem percebendo, ao final dos 9 meses, que nem tudo o que aconteceu com a vizinha acontecerá com você.

Pensando nisso, fiz uma listinha daquilo que me lembro de parecer bem comum a todas, e com as considerações sobre as minhas duas gestações (já estou incluindo a segunda, que acaba em menos de 8 semanas). :-)

Toda grávida fica (e se sente) linda:

Hum… sei não! Na gravidez do Thiago tive muuuuitas espinhas e meu nariz ficou mega inchado. O processo de transformação começou cedo: tenho fotos com 20 semanas e a pele simplesmente horrorosa! Resultado: Fiquei a gravidez toda esperando acordar de um dia para o outro linda e com a sensação de “estou maravilhosa”. Não me sentia linda, mas quero acrescentar que me sentia muito feliz, em nenhum momento reclamei da situação. Da Marília até que começou bem, mas nas duas últimas semanas comecei a achar a pele meio estranha. Ufa, ainda bem que falta pouco tempo! Rs

eugraviida era 1x

Na gravidez comemos por dois!

Bom, isso para mim ficou um pouco difícil de mensurar, uma vez que eu SEMPRE comi por dois. Sempre comi hiper bem, adoro comer de tudo: frutas, legumes e verduras, mas de vez em quando um lanche, pizza e brigadeiro também são bem-vindos! Costumo dizer que as vezes a comida é combustível para a gente ficar mais feliz! O que sinto na gravidez é um paladar um pouco mais aguçado, que percebe cada tempero e se permite experimentar um pouco mais…

Dá vontade de comer coisas estranhas, tipo sabão!

sabao era 1x

Então, eu não tive essa vontade. Já li muitos textos sobre isso ser real e que até pode estar ligado a carência de algumas vitaminas, mas nada comprovado. O fato é que eu conheço muita gente que realmente comeu sabão, tijolo, terra e até pomba durante a gravidez! Ainda bem que depois que o bebê nasceu, passou… rsrs.

Todos os cheiros do mundo são sentidos por nós.

Para mim, fato mais do que comprovado! Um simples perfume é sentido a distância, e muitas vezes cheiros que sempre amamos vão ficando um pouco mais desagradáveis, digamos assim… Me lembro que quando estava esperando o Thiago, meu marido usava um perfume que eu tinha até ajudado a escolher, mas durante os meses não aguentava mais quando ele saía do banho e o passava (coitado, todo cheirosinho…), até que um dia tomei coragem e soltei: “Amor, esse seu perfume está demorando para acabar, né?”. Ufa! Pelo menos até o nascimento do Thi, ele deixou de usá-lo! Agora, se isso pode acontecer com cheiros bons, imagine como eu enlouquecia com cheiros ruins!

E você, tem mais algum mito que vivenciou na sua gravidez?

Um abraço.

Cecília.

Leia Mais

Nesse domingo comemoramos o Dia das Mães. É uma delícia, estar junto com a família, sentir o carinho das pessoas… mas também não acho nada batido dizer que o Dia das Mães é todo dia.

Essa semana meu texto na página do Nosso Bem Maior (Projeto do qual faço parte), fiz uma proposta diferente e quero compartilhar aqui com vocês. Você também pode entrar no link e conferir: http://nossobemmaior.com.br/blog.

Que tal nesse Dia das Mães você mesma se parabenizar? A idéia é não esperar os parabéns alheios, e sim reconhecer suas próprias razões para ganhar um abraço apertado (e o mais gostoso de todos) nesse Dia especial. Não estou menosprezando nada e nem ninguém, mas sim tentando promover nosso auto-conhecimento e nosso amor próprio.

Eu fiz uma lista de algumas razões pelas quais me orgulhava como mãe, e me senti muito inspirada, até mesmo para fazer algo mais. As vezes na correria de realizar algumas tarefas automaticamente, perdemos o tempo necessário para reconhecer o valor do que estamos fazendo… E ser mãe é o trabalho mais árduo de todos, realizado em tempo integral (estando perto fisicamente ou não), e sem folgas!

nado2

Sugiro que você também faça essa lista (tudo bem se não for para o Dia das Mães), sempre que achar que o seu trabalho não tem valor ou tiver se questionando se precisa fazer algo a mais. Acredite, é muito bacana!

Para te ajudar, segue alguns exemplos da minha listinha:

  • Eu me parabenizo quando vejo meu filho sendo gentil com alguém sem que eu precise lhe dizer o que fazer naquele momento.
  • Eu me parabenizo quando ele se desculpa, quando ele agradece, quando ele se compadece com alguma coisa que está acontecendo a outra pessoa. Eu sei que cada um de nós tem a sua própria personalidade, mas um pouquinho disso que ele aprende, vem de mim.

 

Aproveite o clima da semana e reconheça que ser mãe é uma tarefa nada fácil, mas maravilhosa, em que aprendemos cada dia mais!

 

Feliz Dia das Mães para Nós!

 

Um abraço.

 

Cecília.

 

Leia Mais

Minhas noites estão começando a ficar cada vez mais animadas. Calma, juro que não estou falando de nada proibido para menores.

É que chegamos naquela fase da gravidez em que o bebê começa a se movimentar de uma tal forma que parece estar gentilmente pedindo que você não fique naquela posição que parecia tão confortável.

sleep

Assim que consigo colocar meu filho de 3 anos na cama adormecido, começa a minha bebê a fazer suas artes intra-uterinas… rs. Não é reclamação de forma alguma, eu confesso que até me divirto sentindo um pezinho aqui, uma mãozinha ali, imaginando que movimentos que ela deve estar fazendo aqui dentro, e achando isso o máximo…

Mas mamães, vocês sabem bem do que estou falando… a barriga vai crescendo e por si só já nos limita um pouco as posições. E assim que achamos aquela que parece perfeita, “alguém” parece discordar!

Pois é, mas quer saber? Já conheço essa história. Eu me viro de um lado e do outro, e penso: “quando será que vou conseguir dormir direito?”, mas quando tudo isso acaba, sinto saudade até desses momentos em que parecia que não ia acabar nunca… e olha que estou só no segundo, hein? Se depender da minha saudade, acho que chego no 4!

E você?

Um abraço.

Cecília.

Leia Mais

Você está grávida e é mamãe de primeira viagem?

Se respondeu sim a minha pergunta acima, queria dividir algumas coisas com você.

Se respondeu não, esse texto também é para você, pois acredito que poderá se identificar com minhas considerações.

Os primeiros 2 meses (ou mais, em alguns casos) serão de total “adaptacção”:

baby

Enquanto os primeiros dias com o bebê em casa serão de descobertas (do tipo tentar decifrar cada choro – e você vai conseguir bem rápido), os primeiros meses com ele serão de adaptação de toda a família. O sono será diferente, a hora das refeições será diferente, a própria refeição será diferente. Se você está acostumada a prepará-las, pode precisar de ajuda de alguém para isso ou pedir comida fora de vez em quando.

Ah! Os banhos também vão mudar! Vai demorar um pouquinho para você tomar aquele banho delicioso e relaxante de rainha, sabe? Mesmo se não estiver sozinha com o baby, vai querer tomar banhos mais curtos, afinal ele pode precisar de você justamente enquanto estiver lavando o cabelo (e isso provavelmente irá acontecer).

Muitas dúvidas vão aparecer: a pele descascar é normal? Fazer tanto cocô é normal?  Suar tanto pela cabeça é normal? E muitas mais… diferentes ou iguais a estas, afinal cada bebê funciona de um jeito e cada família estará preparada (ou não) até certo ponto. É bom ir anotando tudo o que precisar de resposta para as primeiras consultas ao pediatra, e acredite, eles estão super acostumados com essas listinhas!

Depois fica mais fácil…

IMG_1278

Aí os meses vão passando, seu bebê vai interagindo mais. Fazendo caretas quando não curte alguma coisa (o mais fofo são os biquinhos antes de chorar) e você vai reconhecer aquela confortável carinha de “não preciso de nada agora”.

Todo aquele começo de dúvidas será rapidamente lembrado com muito humor ou até mesmo esquecido, e com 5 ou 6 meses você já vai estar pensando: “Até que somos bons pais… já podemos ter outro!” rs.

E, mais do que nunca, cada SEGUNDO é especial, por mais tenso que seja, vai passar rápido demais, e não tem como fugir disso. Por isso curta muito, cheire muito, pegue no colo sempre que der vontade, faça o que o seu coração mandar mesmo que isso não seja o que outras pessoas fariam. Afinal, o filho é seu! :-)

Um abraço!

Cecília

 

 

Leia Mais

Estar em casa cuidando do(s) filho(s) é uma delícia, tive essa experiência com o Thiago por um bom tempo e agora também terei com a Marília, pelo menos nos primeiros meses. Mas preciso dizer que ainda mais importante do que o tempo que passamos com nossos filhos é a QUALIDADE desse tempo.

É importante reconhecer quando estamos cansadas, estressadas, sem paciência… e principalmente aceitar essa condição, que é absolutamente normal se somos seres humanos! Aprender a administrar nosso estresse está entre as principais dicas para quem quer criar filhos felizes, então já sabemos que estar com eles 24h por dia não necessariamente fará com que ele se sinta completo e plenamente feliz…

É preciso um tempo para nós. Um relaxamento, uma atividade recreativa, um simples café da tarde sozinha com seus pensamentos, ou até continuar a terapia interrompida por conta da proximidade do parto (super apoio! Rs). Isso pode ser difícil nas primeiras semanas de vida do bebê, mas conforme ele vai tendo uma rotina você conseguirá identificar o melhor momento para essa dedicação a si mesma.

relax

Nossos pequenos podem parecer bebezinhos indefesos, mas conforme vão crescendo é muito importante para eles que convivam com pessoas que estejam felizes, que estejam tranquilas e cheias de carinho para dar quando estão com eles. É claro que sempre teremos preocupações, mas se tivermos alguma forma de aliviar essa tensão (e aqui não conta ficar brincando com o baby, apesar de ser uma atividade bem relaxante), tudo vai fluir melhor!

Me lembro quando meu filho tinha pouco mais de 1 mês e eu sairia sem ele pela primeira vez, para fazer a unha, em um salão praticamente na esquina de casa. O evento foi planejado com antecedência e combinado nos mínimos detalhes com minha mãe (que ficaria com ele nesses longos 50 minutos), e tinha mais um caráter de “vamos ali lembrar que ainda existe mundo longe dele” do que o estético propriamente dito, já que eu não tinha o costume de fazer a unha sempre e isso não era problema para mim. Não me lembro de ter falado conversado sobre nada que não dissesse respeito aquela coisinha mais linda do mundo que estava me esperando em casa, mas foi um ótimo exercício e me fez perceber como seria dali para frente. Difícil, estranho, mas necessário. Cheguei MORRENDO de saudades dele! Rsrs.

Então antes de se sentir menos mãe quando sente vontade de ficar 25 minutos sozinha e em silêncio, repare se está tendo ajuda e se é possível que você mesma tome alguma atitude para mudar. Ficar com os filhos é uma delícia, mas saber que a gente ainda existe longe deles e o amor continua o mesmo (de ambos os lados), é melhor ainda.

Um abraço!

Cecília.

 

Leia Mais

Eu costumo dizer que nem mesmo quando estamos grávidas sentimos 100% como é ser mãe. Afinal o grande acontecimento, que é o nascimento, é um marco incrível na linha do tempo da nossa vida. O que foi antes ficou para trás, bye-bye! A vida (re)começa naquele dia.

Pensando nisso resolvi pontuar as coisas mais importantes que aconteceram comigo depois daquele 03/12/2012 em que meu príncipe nasceu:

1) Me tornei infinitamente mais preocupada com o mundo.

Imagem1

Acho que sempre prestei atenção ao que ocorre do lado de fora do trabalho, de nosso casa, enfim, no mundo. Mas depois que o Thiago nasceu a preocupação sempre é: “Meu Deus, como serão as coisas quando ele crescer?”, isso em todos os aspectos: segurança, saúde, meio-ambiente. Acho que se tornar mãe engrandece a pessoa nesse sentido, faz a gente querer colocar mais a “mão na massa” pra mudar as coisas… nem que seja só um pouquinho…

2) Me tornei ainda mais (e achava que isso era impossível..rs!) sensível ao próximo. Entrei naquela idéia de que “todo mundo tem mãe”. Antes meu lado psicóloga já me fazia pensar que todo mundo tem a sua história, mas agora a coisa ficou tensa… rs! Todas as pessoas para mim merecem carinho, amor, uma segunda chance em seus erros, e isso é muito bom do ponto de vista humano, mas também preciso estar atenta o tempo todo se estou exagerando na dose… as vezes uma cara feia ou um não muito bem dado é mais do que necessário!

3) Os dias tristes ficaram mais escassos. É verdade o que você sempre ouviu… as crianças sentem no ar quando estamos chateados com algo. Várias vezes me vi aborrecida e lá vinha o Thiago me beijando e me abraçando, ou até antes de saber fazer tudo isso, ele lançava um sorrisinho de canto de boca e eu já entendia tudo. Ele queria que eu ficasse bem! :-)

Imagem 2

4) Valorize seu tempo! E não somente o tempo em que estamos com eles! Brincar e conversar com meu filhote está entre as coisas que mais gosto de fazer neste mundo, mas também aprendi que quando ele dorme ou está na escolinha eu posso (e não vejo problema algum nisso) correr para fazer minhas coisas, planejar a minha vida… A gente precisa arrumar um tempo para nós também.

 Imagem 3

5) Educar não é nada fácil! E começa bem cedo. Mesmo naquela fase em que o bebê começa a explorar o mundo é importante dizer não. As vezes a gente se sente chata de tanto repetir e até pensamos que as crianças não entendem nada… Mas elas entendem sim! Você vai ver quantas vezes seu bebê vai olhar para você antes de fazer uma arte. Eles sabem o que pode e não pode… e isso é graças a você! Rs

Enfim, é assim que me sinto…

Te convido a fazer a sua listinha do que você aprendeu, é um exercício muito bacana que nos permite uma reflexão que nem sempre conseguimos fazer…

Até a próxima semana!

Abraços.

Cecília.

 

Leia Mais

Olá!

Em primeiro lugar quero dizer que estou muito feliz por fazer parte deste time!

Eu sou a Cecília, psicóloga clínica, também escrevo no blog do Nosso Bem Maior (nossobemmaior.com.br/blog) , um espaço bem bacana ao qual também tenho orgulho de pertencer! Além disso, tenho o prazer de atender gestantes e orientar mamães e papais no consultório.

Mas antes do meu lado profissional, também sou mãe do Thiago (3 anos) e da Marília, que ainda está curtindo minha barriguinha enquanto pode… rs.

Pretendo compartilhar com vocês minhas experiências pessoais e profissionais nesse maravilhoso (e as vezes cansativo também!) mundo da maternidade!

Nossa encontro está marcado para toda sexta-feira, ok?

citerno

Cecília Esteves, Psicóloga Clínica e Hospitalar, com foco em Orientação de pais, apoio Psicológico a gestantes e Mulheres com dificuldades de engravidar, pacientes com doenças crônicas e enlutados.

Leia Mais

Olha eu aqui de novo!

Dentro da compra que fiz na Era Uma Vez, tem umas boas opções de pijamas. Até há pouco, a Lia usava pra dormir a mesma roupa que poria nela pra ficar em casa, porque bom um tempo basicamente é body e calça ou body e shortinhos, né? Claro, tinha o dia do vestidinho, de uma calça jeans ou algo mais emperiquitado, mas o dia a dia é sempre o body mesmo.

Mas agora com 1 aninho, como falei no post passado, os conjuntinhos são mais camisetinha, então vale muito procurar por pijamas bem confortáveis pra eles dormirem tranquilos, numa booooa, rsrs.

Comprei 3 de manga longa e calça e 1 de calor, manga curta e shorts. Comprei mais de manga longa, porque minha bebê é extremamente calorenta e ela precisa dormir com o ventilador ligado, mesmo se a noite estiver fresca, então, pra não correr o risco dela passar frio durante a madrugada, coloco o de manga longa que ela vai embora a noite toda, rs.


IMG_5939

FullSizeRender

Esse de manga curta na verdade não é bem um pijama, no site ele está na parte de conjunto curto, mas ele é tão molinho, o tecido é tão gostoso, que usarei ele de pijama, tranquilamente, rsrs. Gostei de todos os que escolhi, o tecido é leve, não achei nenhuma costurinha chata que pudesse incomodá-la, são fáceis de vestir e claro, são uma graça. Alegres e bem meigos. Mas vale uma observação: os de manga longa são tamanho 1, só que todos ainda são grandes pra minha filha. Ela não é aquele bebê grandão, sabe? Ou seja, se seu bebê for mais “miudinho” igual a minha talvez comprar o tamanho G de outros modelos, já que esses que me refiro estão disponíveis só a partir da numeração 1. Bom, eu optei em esperar alguns meses pra poder usá-los, não vou trocar. Mas não tem problema, sabemos que tamanho grande pra bebê e criança não é problema, já que num piscar de olhos já passam a servir.

Se quiserem encontrar no site, aqui tá o link:

http://www.lojaeraumavez.com.br/roupa-infantil/pijamas-52/c

http://www.lojaeraumavez.com.br/bebe-menina/conjuntos-curto-280/c

Até o próximo post, beijos.

Por Cadime Almeida.

 

 

Leia Mais

Olá mamães.

Hoje é o meu primeiro post pra Loja Era Uma Vez e pretendo de verdade fazer post’s úteis para nós mamães e para nossos bebês.
Me chamo Cadime, tenho uma bebê que acaba de completar 1 aninho.
A compra que eu fiz na Era Uma Vez acabou de chegar e adorei tudo. Realmente os produtos são fiéis as fotos que estão no site e não tive nenhuma surpresa negativa, ufa =P rs
Das coisas que comprei, hoje escolhi falar dos bodys. Não sei se vocês são assim, mas eu, confesso que não sou super fã de camisetinha para o dia a dia, sou amante do body. Acho ele muito prático, já que ele segura a fralda, não fica subindo e saindo da calça, do shorts e aí o bebê não fica pagando barriguinha toda hora e a gente também não precisa ficar ajeitando o tempo todo, rsrs.
Só que a Lia por já estar com 1 aninho usa tamanho GG ou 1. E aí que vem a questão, eu não achei tão fácil assim essa numeração em body, só mais em camiseta e blusa mesmo. Com vocês também é assim?
Mas a boa notícia é que na Era Uma Vez eu achei e obviamente já comprei o pacotinho com 3, já que são aquelas pra bater mesmo, sabe?
Gostei muito, o tecido nem é levinho demais e nem tão encorpado assim, então pra um dia ameno ou pra um dia frio, ele é perfeito. Ah, e tem mais uma coisa, ele é molinho, facinho de vestir. Porque tem uma coisa que não suporto, que são aqueles bodys super duros pra vestir, a Lia sai do banho relaxada e não final da troca já se estressa, rs, já que é um parto para colocar.
O body que me refiro é esse aqui:
IMG_5935
Bom, por hoje é isso.
Espero que tenha sido útil de alguma maneira e logo estou de volta.
beijos.
Por Cadime Almeida.
Leia Mais